Curitiba avança como finalista em competição nacional de mobilidade

Os esforços de Curitiba em direção à eletromobilidade no transporte público e à expansão da mobilidade ativa garantiram à capital paranaense uma posição como finalista no Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024.

A cidade tem investido de forma consistente em propostas que combinam aprimoramento do transporte público para a população e redução nas emissões de dióxido de carbono na atmosfera. O foco está na introdução de veículos elétricos nas frotas municipais, melhorias na acessibilidade para pedestres e na expansão de ciclovias para os ciclistas.

“É com alegria que Curitiba recebe mais esse reconhecimento do trabalho da Prefeitura, fortalecendo a cidade e promovendo seu crescimento sustentável, com visão para o futuro, oferecendo conforto, inovação e aprimoramentos no transporte público, além de cumprir com a responsabilidade global de preservar o meio ambiente”, declara o prefeito Rafael Greca.

Na premiação organizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, Curitiba disputa na categoria Cidade Destaque em Mobilidade com outras duas capitais: Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

O vencedor será anunciado em 11 de dezembro, durante a cerimônia no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo (SP). Em sua quarta edição, o Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 reconhece iniciativas em cinco trilhas, totalizando 37 categorias, sendo quatro delas decididas por voto popular.

Os finalistas de cada categoria foram escolhidos pelas equipes de especialistas do Jornal do Carro, Estradão, MotoMotor e do caderno e portal Mobilidade, que também serão responsáveis por selecionar os vencedores de cada trilha.

Vários aspectos serão considerados pelos especialistas do júri para determinar a cidade vencedora, incluindo políticas de segurança viária, incentivos ao transporte público, promoção da mobilidade ativa (infraestrutura para pedestres e ciclistas), integração entre diferentes meios de transporte, entre outros.

Cidade em transformação

Em uma reportagem publicada nesta quarta-feira (6/12), o Estadão destacou os fatores que colocaram a cidade na final da premiação.

“A capital paranaense, que introduziu, no Brasil, há 50 anos, o BRT (bus rapid transit), ou ônibus de trânsito rápido, e foi um modelo de mobilidade para o mundo, agora busca maneiras de reinventar seu sistema de transporte coletivo”, enfatizou a publicação.

A matéria também ressaltou que a cidade implementa diversas ações como parte de um plano mais amplo de ação climática, com estratégias concentradas na mobilidade, como a descarbonização do transporte coletivo, desenvolvimento da mobilidade ativa e planejamento e operação para a mobilidade de baixo carbono.

Na prática

Eleita a cidade mais inteligente do mundo em novembro por seu projeto de sustentabilidade, Curitiba possui iniciativas em mobilidade e integração de veículos elétricos no transporte público. Os primeiros 70 ônibus elétricos estão programados para circular no primeiro semestre de 2024, juntamente com a instalação de painéis fotovoltaicos em terminais de transporte coletivo e a inclusão de veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e de táxis, em veículos de teste em comodato com a Renault.

Curitiba também conta com a Muralha Digital, um sistema integrado de câmeras que realiza o reconhecimento de placas em tempo real, cruzando informações da área de segurança pública para proporcionar mais tranquilidade à população.

Além disso, a cidade investe na melhoria da infraestrutura de calçadas por meio do programa Caminhar Melhor e na expansão de ciclovias com o Plano Cicloviário de Curitiba, que prevê mais de 400 quilômetros de estrutura cicloviária até o final de 2024.

Em parceria com a TemBici, a cidade oferece um serviço de compartilhamento de 500 bicicletas (mecânicas e elétricas) distribuídas em 50 estações.

Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste

Em novembro, a Prefeitura deu início às obras de infraestrutura viária do Novo Inter 2, a plataforma de entrada dos ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT). O projeto faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com US$ 106,7 milhões em recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para Aumento da Capacidade e Velocidade do Inter 2/Interbairros II, além de contrapartidas do município.

Outro exemplo de modernização nos modais do transporte público para a redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes dos combustíveis fósseis é a implementação do BRT Leste-Oeste, importante corredor de ligação metropolitana entre Curitiba e Pinhais.

Ao longo do percurso do BRT Leste-Oeste, estão previstas intervenções que permitirão a intermodalidade no transporte, incentivando o uso de bicicletas e modais compartilhados, além de promover a mobilidade ativa com melhores condições de caminhabilidade e acessibilidade nas áreas ao redor das estações.

Para incentivar a aquisição e o uso de carros elétricos pela população, a Prefeitura oferece o carregamento de bateria em estacionamento administrado pela Urbs, com equipamento doado pela Rinno Energy. Os veículos elétricos estão isentos de taxa para estacionar em vagas do Estar.

Cidade de 15 minutos

O prefeito Rafael Greca tem mantido diálogos com outras cidades integrantes do C40 sobre estratégias de zero emissão de CO2 e políticas de cidades de 15 minutos (conceito urbano no qual a maioria das necessidades diárias pode ser atendida a pé ou de bicicleta a partir das casas dos moradores).

A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) conecta prefeitos e líderes de diversos setores de quase 100 cidades no mundo para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática.

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